O Projeto

 

 

 

 

Abrem-se as cortinas

 

O Projeto PALCO tem como objetivo primário ampliar, por meio da arte e educação, as possibilidades de escolhas, oportunidades e perspectiva de futuro de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, de modo a atuarem como cidadãos, em seu contexto social.

 

VALORES:

Respeito, amizade, transparência, espírito de equipe, cidadania, empoderamento, resiliência, valorização dos diferentes saberes.

 

Produtos Projeto PALCO

 

Promove espaço de criação artística voltada para o fortalecimento da identidade e projetos de vida, por meio de aulas semanais de diferentes linguagens.

Promove ações voltadas à Formação de Público, à ampliação de multi experiências fortalecendo a relação do indivíduo com a arte e com sua cidade.

Como ocorre?
• Para escolas particulares: Encontros com arte-educadores antes, durante e depois de idas a espetáculos teatrais, musicais e museus para ampliar e aprofundar a experiência artística.

• Para projetos sociais, escolas públicas e UBS: - encontros com arte-educadores antes, durante e depois de idas a espetáculos teatrais, musicais e museus; - distribuição semanal de ingressos para espetáculos do circuito profissional doados por teatros e produtoras como contrapartida social

Fortalece laços entre diferentes atores sociais - comprometidos e engajados - e comunidades, em prol de um bem comum:

• Ações voluntárias da Equipe PALCO em comunidades vulneráveis pouco ou não atendidas por projetos sociais.

• Ações em parceria com Organizações Sociais e comunidades onde o Projeto PALCO atua.

• Assessoria e Implantação de Programas de Voluntariado Corporativo.

Forma e Capacita equipes de escolas e Organizações Sociais, assim como seus públicos diretos.

Cria e fortalece laços entre escolas e Organizações Sociais de toda a cidade, por meio de encontros e eventos semestrais. A escola abre as portas e expande seus muros para todas as regiões da cidade, por meio de experiências que ampliam a empatia, a tolerância, o respeito, a potência do coletivo, a convivência em harmonia, a identidade, diversidade e alteridade entre os jovens.

Desenvolve campanhas de conscientização em escolas e comunidades por meio da linguagem artística e parceria com profissionais de saúde sustentabilidade e qualidade de vida.

 

Resultados e impactos alcançados

 

» Ampliação do senso de competência pessoal, autoestima, perspectiva de futuro, aceitação de si e resiliência

» Mudança de Comportamento e Atitudes

» Mudança no status quo

» Impactos na vida familiar, como melhoria de relacionamentos entre pais e filhos, momentos de lazer em família

» Impactos na escola, como melhoria no comportamento, no envolvimento com a comunidade escolar, em aproveitamento comprovados por boletins escolares

» Inserção em universidades e no mercado de trabalho

» Crescimento pessoal e desenvolvimento profissional

» Diminuição do número de adolescentes grávidas e/ou envolvidos em atividades ilícitas

» Ampliação das opções de lazer e qualidade de vida

» Oportunidade de inclusão social

 

 

Prêmios e reconhecimento

 

2016

» Prêmio Aplauso Brasil de Teatro - Vencedor da votação popular e do júri técnico na categoria DESTAQUE - por utilizar o teatro como ferramenta de transformação pessoal e desenvolvimento social há 14 anos em comunidades, escolas públicas, organizações sociais e por ter criado a Cia de Teatro Vizinho Legal, berço de vários coletivos culturais.

» Prêmio Excelência e Qualidade Brasil da Associação Brasileira de Liderança - Responsabilidade Social

2015

» Prêmio Excelência e Qualidade Brasil da Associação Brasileira de Liderança - Destaque Nacional

» Prêmio QUALITY BRASIL - segmento Projetos - chancelado pela Sociedade Brasileira de Educação e Integração

2014

» Prêmio Excelência e Qualidade Brasil da Associação Brasileira de Liderança - Responsabilidade Social

2012

» Reconhecimento do UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância - pelos resultados conquistados pelo Grupo Articulador Jaguaré durante o 1o. Ciclo da Plataforma dos Centros Urbanos, avançando na garantia dos direitos das crianças e do adolescentes.

 

 

Surge um novo protagonista

 

O Projeto PALCO desenvolve atividades de diferentes linguagens de maneira acolhedora para que a transformação seja efetiva, denominadas de:

 

Eu interno

Todas as atividades semanais que ajudam no desenvolvimento pessoal. Valores como autoestima, autoconfiança e resiliência em valores.

Eu externo

Trabalha a relação com o outro no cotidiano das atividades, nos encontros com famílias e por meio de apresentações realizadas para público em geral.

Eu no mundo

Contribuir a desenvolver a consciência de pertencer à cidade e ter confiança para conviver em qualquer ambiente.

 

 

 

Direção e Acompanhamento

 

O Projeto PALCO tem ferramentas de monitoramento e avaliação constantes, tais como:

 

Participação

Indicadores de eficácia de processo e eficiência de performance: gerenciamento do custo por educando, registro do público participante em mostras culturais, acompanhamento e assiduidade dos participantes, análise da taxa de evasão, avaliação quantitativa e qualitativa dos eventos e passeios culturais entre outros.

Contrapartida

Indicadores de efetividade social nos seguintes aspectos: educação, cultura e violência. Avaliações trimestrais com base nos 4 Pilares da Educação: Aprender a Ser, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Conhecer

 

 

 

Onde estamos e já estivemos