Saiba um pouco mais sobre o planejamento das aulas de banda e violão!

FIQUE POR DENTRO DAS AULAS DE VIOLÃO E BANDA,  por  GUILHERME MEYER

Nas atividades são propostos exercícios de desenvolvimento musical e práticas com o instrumento estudado, tendo uma visão ampla e interdisciplinar da música, mantendo um diálogo com outras linguagens e outros espaços de ensino, que não o convencional, propondo passeios e atividades pelo bairro e pela cidade estabelecendo um novo olhar do seu entorno, ampliando assim as possibilidades de escolha.

Através de exercícios de criação, rodas de conversa, leitura de poesia, audição de diferentes gêneros musicais, saídas pedagógicas para ampliação de repertório, saraus e apresentações, nasce o ambiente das atividades.

Ao longo dos encontros e das atividades propostas os participantes são estimulados a criar letras, músicas, textos, poemas, vídeos e o que mais quiserem usar como ferramenta de expressão, tendo a música como recurso.

Ao longo do ano trabalharemos Música e Território a partir dos ritmos musicais mais significativos das cinco regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Pesquisaremos os principais ritmos e artistas de cada região, sempre buscando referências antigas e atuais.

Após elaborar um repertório com as músicas escolhidas pelos educandos e com as músicas criadas a partir dos encontros criaremos uma apresentação para os eventos.

A partir dos pilares do projeto – eu interno, eu externo e eu no mundo – e refletindo em como contribuir na formação dos educandos de forma mais ampla, temos como inspiração e referência  as “5 Peles de Hundertwasser”.

Hundertwasser, pintor, teórico e construtor austríaco, nascido em 1928 em Viena, Áustria, propôs a partir da reflexão ecológica, um método de questionamento das relações humanas e do mundo. Através das mais diversas manifestações, discursos e performances-happenings, buscou meios para atingir preceitos de higiene moral, por uma vida melhor na terra através da relação harmônica da humanidade com a natureza, contrapondo o racionalismo que condiciona diretamente o indivíduo ao estruturar o seu habitat e determinar seu modo de vida. O homem, em sua opinião, tem cinco peles: a sua epiderme natural, o seu vestuário, a sua casa, o meio ambiente onde vive e, a última, a pele planetária ou crosta terrestre onde todos vivemos.

 

Conteúdo a ser abordado:

 Acordes Maiores, menores e dominantes.

 Escalas: Maior, Menor, Natural, Pentatônica, Blues e Cromática.

 Campo Harmônico Maior.

 Composição.

 Afinação tradicional.

 Ritmos: Samba, Baião e Valsa (violão).

 Ritmos: Rock e Blues (banda).

 Apresentação e história dos instrumentos.

 Exercícios de técnica com os instrumentos.

 Exercícios Criados a partir das 5 Camadas de Hundertwasser.

 Música e território - Os principais ritmos das cinco regiões do Brasil.