Você é daqueles que voltam três casas? Cuidado!

Moro numa cidade que fica há alguns quilômetros da capital de São Paulo, aqui não tem semáforos nas ruas, nem rodízios de placas. Não é interior, gostamos de chamá-la com todo orgulho de “grande capital”. E por que estou te contando tudo isso referente ao trânsito da minha cidade? Pois essa semana fui à capital, Sampa, para os mais jovens e mais chegados.

Tenho o hábito de ler sobre as notícias da capital cinzenta e diariamente há noticias sobre o trânsito alvoroçado, sobre os acidentes e sobre o grande número de veículos nas ruas. Estava lá, no meio deles, vendo setas piscando para direita incansavelmente, brigando por um espaço na mesma via de quem estava com a seta piscando para a esquerda. Ninguém sedia e as buzinas eram alarmadas. Fiquei lembrando das noticias que havia lido mais cedo, confesso que nos jornais aquilo parecia muito maior, ali foram apenas alguns segundos de buzinas e nenhum arranhão. De fato não são todos os motoristas que estão preocupados com a colisão de seus veículos, alguns só querem passar na frente e pegar o semáforo verde e se alguém reclamar, não tem argumentos, tem xingamentos e sinais com as mãos. Curioso que São Paulo não tem o trâsito mais terrível que Natal no Rio Grande do Norte, por exemplo, ou que o da Bahia, mas não é o que as noticias nos trazem, então vamos repetindo que “o trânsito de São Paulo é só para loucos e estressados”.

Os jornalistas que me dêem licença, mas estava lá e não sou louca e estressada!

Amigx, cá pra nós, se nesse texto você não conseguiu relacionar o transito considerado caótico de São Paulo a nossa política governamental, volte três casas ao inicio desse texto. Caso faça parte do coro “não gosto de política e não acho esse tema “debatível””, pense a respeito dessa afirmação, pois o simples fato de escolher seguir na via da direita ou da esquerda é político. Assim como eu, você também vive nessa organização chamada sociedade, e aqui nossos atos como cidadãos possuem origem política.

Ah, só para deixar registrado, moro logo ali, em Vargem Grande Paulista, após Cotia e antes da cidade do Vinho e não, aqui não é interior.