Expressão Corporal, Jogos e Brincadeiras por Beatriz Mentone

Expressão Corporal, Jogos e Brincadeiras, por Beatriz Mentone

METODOLOGIA

A atividade segue a metodologia que venho desenvolvendo como educadora dentro e fora do Projeto PALCO: trabalhar por temas, de forma interdisciplinar. Um mesmo conteúdo é abordado de diferentes formas e por diferentes linguagens (memória e história pessoal, conhecimentos de anatomia e fisiologia, experiências de sensibilização corporal, movimento e criação em dança, jogos e brincadeiras, leitura, escuta e criação de histórias, escuta e prática de canções, desenhos e atividades visuais, passeios e apresentações).

                O ano será dividido em ciclos mensais: a cada mês vamos desdobrar um assunto e a partir dele sensibilizar, experimentar, criar e dar uma forma artística (uma célula coreográfica, uma canção, um texto, um material visual, ou o que surgir) que possa ser compartilhada ou levada adiante, para se somar ao próximo ciclo.

                O diferencial este ano é que os conteúdos dos ciclos já estão planejados numa ordem. Do encontro com os grupos, suas demandas e questões latentes, as dinâmicas serão delineadas, desenvolvidas, transformadas. Aí entrará a criatividade dos educandos e a minha para desdobrar estes assuntos em vivências e processos de construção de sentido.

                Os ciclos mensais são inspirados nos temas e objetivos das dez sessões do Método Rolf de Integração Estrutural.

                O Rolf é um Método de Massagem que promove uma reorganização no corpo, na postura e na forma de se movimentar. Ida P. Rolf foi uma grande estudiosa e desenvolveu uma metodologia para ‘colocar a casa em ordem’, investigando quais partes estimulam as outras a se desenvolver, e quem deve vir antes de quem. No Rolf trabalhamos um toque profundo e nos dedicamos a algumas regiões do corpo a cada sessão. Por ser uma massagem, ele seria impraticável num grupo. Mas as mesmas áreas do corpo que abordamos em sessão individual podem ser trabalhadas em grupo com acessórios (bolinhas, bambu, espaguete, toque em duplas). E, mais do que isso, o tema de cada uma das dez sessões pode ser desenvolvido indiretamente, não apenas pelo corpo, mas pela palavra, pela escuta, visualmente e por outras formas de experimentação. Estruturas vão sendo acordadas, transformadas e geram mudanças no corpo (físico, emocional, relacional).

               

  • Onde chegar?

                Numa relação de integração com o corpo. Descobertas de sensações, partes e conexões novas, que pertencem a cada educando. Segurança, flexibilidade, auto-estima (pessoal – eu interno).

                Numa relação de criação com o corpo, seja em forma de dança, história, música, desenho ou outras linguagens (artístico – eu externo).

                Promover mudanças, mesmo que pequenas, fora do ambiente das aulas (cidadania - eu mundo).

  • Como ver o que aconteceu?

                Além das quatro fases do monitoramento a serem entregues ao longo do ano, fotos, vídeos, relatos, desenhos e textos podem demonstrar a evolução dos educandos e grupos durante as atividades.

  • Esboço do cronograma anual

Os meses estão organizados de acordo com os temas das dez sessões do Método Rolf e seus possíveis desdobramentos em diferentes níveis. Apesar de divididos mensalmente, os temas estão relacionados, e elementos de cada ciclo serão levados ao próximo.

1)MARÇO (já realizado)

- Tema: Respiração – energia vital

- Objetivo central: chegada das turmas e primeiras trocas

- Técnica corporal: encher e esvaziar (grande e pequeno), ocupar o espaço

- Brincar, imagens e objetos: bexiga, bolas

- Eu interno: o que me inspira?

 

2)ABRIL (já realizado)

- Tema: Pés e pernas – base

- Objetivo central: Consolidação das turmas e desenvolvimento da coletividade

- Técnica corporal: sensibilização dos pés, algumas matrizes de danças populares brasileiras (ciranda e coco)

- Eu interno: como eu me sinto nas aulas?

- Eu externo: dançar junto (pés e ritmo coletivo), várias partes diferentes formando uma única história

 

3)MAIO

- Tema: Linha lateral – as duas metades do corpo

- Objetivo central: Reconhecer os diferentes lados do corpo e suas posições no espaço

- Técnica corporal: expansão de braços e pernas, alongamento da linha lateral do corpo, posições de braço do Balé Clássico

- Brincar, imagens e objetos: desenhar o corpo em tamanho real no papel craft (silhueta), explorar linhas

- Eu externo: estar de frente, de costas e de lado para o outro

- Eu mundo: as linhas à minha volta (despertar do olhar para a forma das coisas)

 

4)JUNHO

- Tema: Linha interna – do chão ao meu centro

- Objetivo central: Reconhecer as individualidades dentro do coletivo

- Técnica corporal: alongamento da face interna das pernas, posições de perna do Balé

- Brincar, imagens e objetos: cadeiras

- Eu externo: compor a partir do espaço que o outro me dá

- Eu mundo: situações na posição sentada (escola, ônibus, computador)- como ficar mais confortável no cotidiano

- Passeio cultural: espetáculo Roma Manuche no dia 25/06.

 

5)JULHO

Férias

- Possível reposição de aulas perdidas

 

6)AGOSTO

- Tema: Eixo – coluna

- Objetivo central: Construir e descontruir o eixo corporal

- Técnica corporal: articulação e flexibilidade da coluna, rolamentos e quedas, posições de equilíbrio

- Brincar, imagens e objetos: bastão, bambu, espaguete

- Eu externo: tocar o outro

- Eu mundo: relações entre céu e terra (chão e teto) em diferentes lugares (sala de aula, casa, bairro, lugares novos)

 

7)SETEMBRO

- Tema: Cabeça e pescoço

- Objetivo central: despertar os sentidos

- Técnica corporal: foco e olhar, tato e uso de apoios, música no corpo

- Brincar, imagens e objetos: jogos de estimulação dos cinco sentidos, vendas nos olhos, telefone sem fio, jogo da memória, experimentar a mesma dança com músicas diferentes

- Eu externo: o olhar e a escuta para o outro

- Eu mundo: a presença dos sentidos em diferentes situações e lugares

- Passeio cultural: MAM

 

8)OUTUBRO

- Tema: Composição e organização

- Objetivo central: Integrar os conteúdos trabalhados ao longo do ano, compondo ou sintetizando o que já foi composto em obras interdisciplinares para a Mostra (danças, cenas, instalações, fotos, o que surgir do desejo das turmas)

- Passeio cultural a ser definido

 

NOVEMBRO

- Tema: Fechamento

- Objetivo central: Finalizar e organizar os processos criativos para apresentação na Mostra

- Fase final do monitoramento e indicadores

- Despedida