Mostra Cultural PALCO - 2015

Projeto utiliza a arte como oportunidade de ascensão social e profissional para jovens da periferia de SP
 

Em 5 de dezembro de 2015, participantes do Projeto PALCO realizaram apresentações artísticas na Mostra Cultural PALCO Jaguaré 2015, em uma praça do bairro. A ação integra o projeto que une a arte, educação e cidadania como trampolim social e profissional, há 14 anos, beneficiando mais de 14 mil educandos de alguns bairros de São Paulo.
 
Hoje, Andreza Rodrigues de 22 anos trabalha como assistente de cozinha de um dos melhores hotéis da capital paulista, o Grant Hyatt. Diego Melo, 19 anos, é ator em uma peça do famoso diretor Antunes Filho. Já o pedagogo Edemi Soares, 23 anos, dá aulas de teatro e é líder de um grupo de teatro independente. Alessandro Silva, 27 anos, é formado em Design, atua como vocalista e compositor do grupo Encantasamba.

Como jovens da periferia, eles conseguiram vencer o subemprego e a criminalidade ao decidirem participar de cursos de teatro, violão, dança, canto, idiomas, fotografia, proporcionadas pelo Projeto Palco. 

Em 5 de dezembro, integrantes do projeto e de Ongs da zona oeste (Instituto Reciclar e Sociedade Benfeitora Jaguaré) e zona sul (Aldeia do Futuro) se reuniram em uma praça do bairro Vila Jaguaré para um show com apresentações musicais, peças de teatro e de dança (veja a programação abaixo). O objetivo foi ocupar a praça pública com arte e cultura em rede, compartilhar os resultados das atividades exercidas ao longo do ano e atrair novos interessados para 2016.

“Por meio da arte e da educação, o Projeto PALCO amplia as perspectivas sociais e profissionais para o futuro de crianças, jovens e adultos, principalmente, aqueles em situação de vulnerabilidade social”, aponta o ator Leandro Oliva, idealizador e gestor do projeto. “Desta forma, poderão atuar como cidadãos, em seu contexto social”. 

Todas as atividades desenvolvidas têm como base os pilares da educação da UNESCO, com destaque para “Aprender a Ser e a Conviver”. Com metodologia reconhecida pela Plataforma dos Centros Urbanos do UNICEF, o Projeto PALCO proporciona elevado índice de socialização dos integrantes. Há dois anos, não é constatado envolvimento em ocorrências policiais ou atividades ilícitas. 

A partir do acompanhamento dos educadores, todos apresentaram evolução no desempenho escolar, principalmente nas disciplinas de Português e Matemática. “Além disso, há muito tempo não temos adolescente gestante”, aponta Oliva. “Muitos, inclusive, já ingressaram em universidades e com destaque no mercado de trabalho”. 

O Projeto PALCO também estimula a frequência dos educandos nas atividades culturais da cidade. De março a novembro de 2015, foram doados 2.675 ingressos para espetáculos teatrais do circuito profissional. Em média, 297 ingressos, por semana. 

As crianças e jovens não são apenas os beneficiados. Pais dos alunos participam das aulas na unidade escolar. É o caso da dona de casa Maria José dos Santos, 58 anos, participante das aulas de violão. “Gosto muito do projeto, mudou minha vida e minha rotina”, conta ela. 

Projeto Premiado – Após a experiência de 11 anos no Programa Social “Vizinho Legal”, apoiado pela Farmacêutica Roche, o ator Leandro Oliva criou, em 2012, Projeto PALCO (Projeto Para Arte, Lazer, Cultura e Orientação). Ao longo desta trajetória, foram beneficiados mais de 14 mil educandos das comunidades no Jaguaré, Pinheiros, Mandaqui e Brooklin, oferecendo aulas gratuitas de teatro, violão, violino, banda, dança e expressão corporal. 
 
“A motivação está na satisfação em perceber o impacto da arte nas vidas de jovens e adultos que participam das atividades ao longo dos anos”, diz Oliva, diretor executivo e idealizador do Projeto PALCO. “Mas é o sorriso da conquista de cada um destes jovens que dá a força e a garra para ampliar cada vez mais o número de assistidos”. 
 
Além de reduzir a criminalidade, a gravidez na adolescência e melhorar o desempenho escolar, dados mostram que muitos dos jovens do Projeto alcançam o ensino superior e se destacam profissionalmente, alguns atuando como professores do próprio projeto.
 
Hoje, o Projeto PALCO beneficia mais de 1.500 jovens e adultos, ampliando a capacidade de expressão corporal e oral, a criatividade, a imaginação, a sensibilidade, o diálogo e a convivência com as diferenças. A amizade, a transparência, o espírito de equipe, a cidadania, a resiliência são alguns pilares conceituais do projeto.

   

SERVIÇO
Quando: 05/12/15, das 15h30 às 19h

Local: Praça do Telecentro na Vila Nova Jaguaré (bairro Jaguaré, zona oeste), Rua Três Arapongas s/n.